top of page
  • NelRay

Precisamos falar sobre a venda dos seus Livros!

Atualizado: 19 de ago. de 2023


Durante muito tempo tenho observado o mercado literário brasileiro, principalmente no que tange os Novos Autores. Diversas Editoras anunciam divulgar o Livro do Novo Autor em tantos idiomas quanto possível. Prometendo-o ainda, colocar sua obra nas prateleiras das mais famosas Livrarias Nacionais e até Internacionais.

Agora vejamos, você acha mesmo que um autor desconhecido, no qual eu me incluo, teria sua Obra, apelo capaz de despertar o interesse de um Leitor na Europa ou nos Estados Unidos? Daríamos por satisfeitos, caso o interesse fosse apenas em nosso solo. Encarando a realidade de frente, vamos considerar que meu Livro, assim como o seu fosse exposto, por exemplo, na Livraria Siciliana ou na Saraiva. Alguém entraria e ao primeiro aceno do vendedor diria:

- Estou querendo o Livro A Menina que admirava o Lago, de NelRay. Bem, diante do olhar estupefato do vendedor e se esse Leitor quisesse ler realmente alguma coisa, certamente, sairia de lá com outra Menina, não a admiradora de um certo lago, mas uma de princípios duvidosos, em que pese qualquer boa intenção e até mesmo a simpatia da senhora Morte, A Menina que roubava Livros, de Markus Zusak.

Brincadeira à parte, a verdade é que ninguém será capaz de realizar a venda do seu Livro, melhor que você mesmo!

Por isso, tenho aconselhado que o novo Autor inicie com uma tiragem pequena, onde a partir dos seus contatos pessoais, consiga vender o máximo possível. Esgotado o ciclo do seu relacionamento, dificilmente conseguirá dar sequencia as suas vendas a não ser uma ou outra, esporadicamente, da mesma forma que qualquer conceituada Editora faria.

Sem os apelos midiáticos, os toques da imprensa e uma divulgação bem orquestrada não tem como atingir os patamares daqueles que tem seu nome vinculado diariamente nos principais meios de comunicação, cujas obras não precisarão ser vendidas, serão automaticamente compradas, na esteira desse movimento.

O Livro Cabeça Fria, Coração Quente do treinador do Palmeiras, Abel Ferreira com suas mais de 500 páginas já ultrapassou a marca de 100.000 cópias vendidas. Com certeza, o Autor Português, não precisou ficar uma manhã ou dias ao telefone fazendo contato, nem disparando mensagens, via WhatsApp, para seus conhecidos e propensos leitores. Desse fabuloso números alcançado, o próprio Autor, mesmo com a cabeça fria, não precisou vender um livro sequer.

Eu era criança quando o Colégio que eu frequentava foi escolhido para vender alguns livros num dia de clássico de futebol no Estádio do Maracanã. O jogo era Vasco da Gama x Atlético Mineiro. Cada um de nós, recebeu uma pequena caixa com cerca de 20 livros.

Lembro-me que logo que chegamos ao estádio, o Locutor da Rádio Globo, anunciou que havia um grupo de pequenos estudantes, vendendo a brochura Regras Comentadas de Futebol do comentarista de arbitragem Alberto da Gama Malcher. Imediatamente os livros sumiram das minhas mãos, sem que eu tenha empreendido nenhum esforço para vendê-los. Isso mostra a eficiência de uma divulgação no local e na hora correta.

O Novo Autor já enfrenta dificuldades suficientes até ver sua obra materializada seja no processo físico ou no meio digital, por isso não pode se deixar levar por ilusões. É Claro que excluímos dessa situação aquelas obras que porventura tenha caído nas graças de alguma Editora famosa e que esta – por acreditar no potencial literário do Autor - decidiu bancar todo processo da publicação. Nesse caso, a felicidade do feito, poderá logo ser substituída pela decepção quando lhe for apresentado os percentuais de sua futura venda.

Publicou seu Livro? Parabéns! Agora então trace sua metodologia comercial. Faça seu contato direto e indireto, promova diversas reuniões, na sua casa, na de um amigo ou num pequeno espaço cedido, desde que não onere seu orçamento, onde sua obra possa ser apresentada e até debatida.

Isso não o fará figurar em nenhuma lista dos mais vendidos, mas você terá conseguido transmitir seu talento, mesmo para modesto grupo que realmente acredita no seu poder de criação e o que é melhor, você estará no controle gerencial do seu produto.

Caso precise, conte com a AZZLLON.

Nossa Equipe fará o possível para orientá-lo.

Boa Sorte!

44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page