
Durante muito tempo tenho observado o mercado literário brasileiro, principalmente no que tange os Novos Autores. Diversas Editoras anunciam a divulgação do Livro do Novo Autor em tanto idioma quanto possível. Prometendo-o ainda, colocar sua obra nas prateleiras das mais famosas Livrarias Nacionais e até Internacionais.
Agora vejamos, você acha mesmo que um autor desconhecido, no qual eu me incluo, teria sua Obra, apelo capaz de despertar o interesse de um Leitor na Europa ou nos Estados Unidos?
Daríamos por satisfeitos, caso o interesse fosse apenas em nosso solo. Vamos considerar que meu Livro, assim como o seu fosse exposto, por exemplo, na Livraria Siciliana ou na Saraiva. Alguém entraria e ao primeiro aceno do vendedor diria:
- Estou querendo o Livro A Menina que admirava o Lago, de NelRay.
Bem, perante o olhar surpreso do vendedor, se esse leitor pretendesse deixar o local com algum livro, certamente, sairia de lá com outra Menina. Não a que admira um certo lago, mas uma com princípios questionáveis, apesar de quaisquer boas intenções e até mesmo a simpatia da senhora Morte, A Menina que Roubava Livros, de Markus Zusak.
Brincadeira à parte, a verdade é que ninguém será capaz de realizar a venda do seu Livro, melhor que você mesmo!
Por isso, tenho aconselhado que o novo Autor inicie com uma tiragem pequena, onde a partir dos seus contatos pessoais, consiga vender o máximo possível. Esgotado o ciclo do seu relacionamento, dificilmente conseguirá dar sequência às suas vendas a não ser uma ou outra, esporadicamente, da mesma forma que qualquer conceituada Editora faria.
Sem os apelos midiáticos, os toques da imprensa e uma divulgação bem orquestrada não têm como atingir os patamares daqueles que têm seu nome vinculado diariamente nos principais meios de comunicação. Para esses suas obras não precisarão ser vendidas, serão automaticamente compradas, na esteira desse movimento.
O Livro Cabeça Fria, Coração Quente do treinador do Palmeiras, Abel Ferreira com suas mais de 500 páginas já ultrapassou a marca de 100.000 cópias vendidas. Com certeza, o Autor Português, não precisou ficar uma manhã ou dias ao telefone fazendo contato, nem disparando mensagens, via WhatsApp, para seus conhecidos e propensos leitores. Desse fabuloso números alcançado, o próprio Autor, mesmo com a cabeça fria, não precisou vender um livro sequer.
Eu era criança quando o Colégio que eu frequentava foi escolhido para vender alguns livros num dia de clássico de futebol no Estádio do Maracanã. O jogo era Vasco da Gama x Atlético Mineiro. Cada um de nós, recebeu uma pequena caixa com 20 livros.
Lembro-me que logo que chegamos ao estádio, o Locutor da Rádio Globo, anunciou que havia um grupo de pequenos estudantes, vendendo a brochura Regras Comentadas de Futebol do comentarista de arbitragem Alberto da Gama Malcher. Imediatamente os livros sumiram das minhas mãos, sem que eu tivesse empreendido nenhum esforço para vendê-los. Isso mostra a eficiência de uma divulgação no local e na hora correta.
O Novo Autor já enfrenta dificuldades suficientes até ver sua obra materializada seja no processo físico ou no meio digital, por isso não pode se deixar levar por ilusões. É Claro que excluímos dessa situação aquelas obras que caíram nas graças de alguma Editora famosa e que esta – por acreditar no potencial literário do Autor - decidiu bancar todo processo da publicação. Nesse caso, a felicidade do feito poderá logo ser substituída pela decepção quando lhe forem apresentados os percentuais da sua venda.
Publicou seu Livro? Parabéns!
Agora então trace sua metodologia comercial. Faça seu contato direto e indireto, promova diversas reuniões, na sua casa, na de um amigo ou num pequeno espaço cedido, desde que não onere seu orçamento, onde sua obra possa ser apresentada e até debatida.
Nessa escolha, ninguém lhe dará um simbólico selo editorial, nem o fará figurar em nenhuma lista dos mais vendidos, mas você terá conseguido transmitir seu talento. E mesmo sendo para um modesto grupo que acredita na sua criação, o melhor será constatar que você estará no controle gerencial do seu produto.
Caso precise, conte com a AZZLLON.
Nossa Equipe fará o possível para orientá-lo.
Boa Sorte!
Comments