top of page
Kira Pendrag - Colunista Azzllon

COMO APOIAR AUTORES NACIONAIS

Feira de Livros

Nos últimos anos o crescimento do número de autores brasileiros publicando seus livros é evidente, e isso vem de diversos fatores, tais como a disponibilidade de publicação em e-book, permitindo que não precisem investir em uma tiragem de livro físico logo de cara, sites colaborativos para que os autores possam arrecadar dinheiro para seus lançamentos, as novas ferramentas de marketing de baixo custo oferecidas online, entre vários outros, incluindo a pandemia que, quando isolou as pessoas, fez com que muitos se dedicassem a explorar talentos antes deixados de lado.

 

O fato é que com isso os leitores ganharam um enorme presente, a chance de conhecer diversos talentos únicos e junto desta chance também começaram alguns questionamentos, porque diversos autores fantásticos ainda não são tão conhecidos? A verdade é que escrever é maravilhoso, porém ainda existem muitas barreiras que atrapalham nossos estimados autores, e é neste ponto que os fãs podem ajudar.

 

O que fazer?

 

📌 Comprar na pré-venda: Alguns leitores esperam um tempo para ver se terá promoção um tempo após a pré-venda, mas na verdade o quanto o livro arrecada nela ou no lançamento diz muito sobre como o autor irá conseguir investir nele logo após.

 

📌 Compartilhar nas suas redes: Seja um quote do livro, a capa ou um comentário sobre, comentar sobre os livros é sempre uma ótima forma de ajudar o autor a ficar mais conhecido, e não custa nada!

 

📌 Assinatura: Não é todo caso, mas alguns livros estão disponíveis em formato digital em programas de assinatura onde consegue ter acesso sem pagar nada extra, se o livro do autor que gosta está lá, vale a pena seleciona-lo e ler por lá também.

 

📌 Ajude a proteger: Se encontrar PDFs piratas, denuncie ao autor ou editora caso seja possível, ou até mesmo na plataforma onde o PDF está exposto.

 

📌 Avalie: Tanto no site da compra quanto em sites como Skoob, neste último além de permitir nota e resenha você pode cadastrar seus livros que já não estiverem por lá.

 

📌 Redes sociais: Ajude as redes dos seus autores favoritos seguindo eles, curtindo os posts e comentando, isso ajuda o algoritmo a entender que as pessoas têm interesse neles, quando possível compartilhe também.

 

📌 Se for influencer em algum site ou rede, que tal postar sobre seus autores favoritos? Dependendo pode procura-los e oferecer de fazer uma entrevista.

 

📌 Sempre que for falar do tema em redes sociais ajude a subir hastags como #autoresnacionais #auroresbrasileiros #literaturanacional #literaturabrasileira #autoranacional #autornacional #euleionacional parece pouco, mas subir essas tags ajuda a fazer o algoritmo entender esses assuntos como importantes.

 

📌 Visite o autor nos eventos: Isso incentiva o autor, ajuda na criatividade ao conversar sobre os livros e ainda atrai novos leitores quando notam que alguém está ali interessado

 

Essas são apenas algumas das formas, fora a primeira nem é preciso gastar para ajudar o autor que gosta, é tudo muito simples e já faz toda a diferença.

 

O mercado de livros nacional está se atualizando e evoluindo pouco a pouco, por exemplo, a venda de livros digitais vem crescendo e aumentou significativamente em 2020, isso é devido tanto aos autores nacionais quanto ao interesse das editoras. Também tivemos um aumento de autores que publicam de forma independente ou com intervenção parcial de serviços editoriais.

 

Em 2023 temos um momento muito importante em toda essa história, já que durante a pandemia cresceu muito o mercado digital e algumas livrarias físicas tiveram problemas, alguns autores costumam ir até uma loja e negociar um cantinho especial para seu livro costuma ser uma das formas de tentar ganhar umas vendas extras, então foram afetados também. Esse começo do chamado novo normal é que vai definir como esse mercado seguirá adiante.

 

Ainda temos muitas barreiras, incluindo os mitos sobre a literatura nacional. Infelizmente, é comum 'gourmetizar' o que vem de fora e presumir que o que é nacional não terá a mesma qualidade. No entanto, essa é uma fake news literária recorrente, e ajudar a combatê-la é uma excelente forma de apoiar os autores.

 

Embora pareça algo meio simples, apoiar autores nacionais é muito mais que simplesmente desfrutar de suas histórias. É uma forma de fortalecer a cultura literária do nosso país, valorizar a diversidade de vozes e contribuir para o crescimento e reconhecimento dos talentos locais. Cada ação, por menor que pareça, faz uma diferença significativa na jornada de um autor.

 

Ao seguir os passos acima, você inspira aqueles que te ajudam a conhecer novos mundos através das páginas de livros fascinantes. Isso faz toda a diferença para um autor, ainda mais os que estão começando, cada novo comentário, menção dele em redes sociais, entre outros, traz muita força e inspiração. Seguindo um ou mais passos acima você estará contribuindo para a construção de um cenário literário cada vez mais vibrante e inclusivo.

 

Ou seja, ao apoiar autores nacionais, você se torna parte de uma belíssima corrente de bem em pró, da nossa cultura, se torna parte da fascinante e crescente história da literatura nacional.

KIRA PENDRAG é influenciadora digital, fundadora do projeto Arigato e defensora da causa LGBTQIAPN+

bottom of page